4.10.11

Cascatas do rio Âncora

É já amanhã!!!

Aí vamos explorar mais um cantinho do nosso Portugal...


CASCATAS DO RIO ÂNCORA


"Caminhada com inicio em Montaria, prosseguindo pela Ponte Antiga do Rio Âncora, Capela de S. Mamede, Ponte Romana, Cascata do Pincho, Capela Senhor do Socorro e regresso a Montaria.

Localizada a SE de Caminha, a serra d’Arga fica sobranceira aos vales dos rios Coura, Âncora e Lima, é atravessada por inúmeros regatos e rios que nas suas zonas mais elevadas nascem, percorrendo toda a serra e desembocando no Rio Coura, no rio Lima para confluírem nas salgadas águas do Atlântico, sendo o mais conhecido o Rio Âncora, com as suas belíssimas quedas de água.

Além das três freguesias caminhenses que tomaram o nome da Serra: Arga de S. João, Arga de Baixo e Arga de Cima; outras povoações floresceram ao seu redor, apresentando modos de vida, formas de cultura, tradições e costumes muito semelhantes: as freguesias também caminhenses de Dem, Gondar, Orbacém; as freguesias vianenses de S. Lourenço da Montaria e Amonde; as freguesias limianas de S. Pedro d’ Arcos, Estorãos, Cabração; e a freguesia cerveirense de Covas.
Pincho (ou Ferida Má) é o nome dado a várias lagoas e cascatas do Rio Âncora que se localiza em Amonde (entre Amonde e Montaria). Contemplado com uma beleza natural apreciável, é normalmente visto como um espaço turístico e de lazer.

A ponte de Tourim fez parte integrante de um dos mais importantes "Caminhos de Santiago”, trilhado por milhares de peregrinos e fundamental para o desenvolvimento económico desta região.

Sem comentários:

Enviar um comentário